Visita dos Deputados do PS ao concelho de Lamego

COMUNICADO
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, efectuaram no dia 1 de Fevereiro uma visita a Lamego, onde puderam reunir com entidades e visitar algumas instituições.
Dessa visita salientamos os seguintes aspectos:
1. Da visita às caves da Raposeira há a salientar o dinamismo e o bom momento desta importante empresa para a economia da região, um ex-libris de Lamego, e que tem no Professor Orlando o seu grande timoneiro.
2. Na Câmara Municipal de Lamego foi efectuada uma reunião com o Presidente da Câmara e Vereação tendo o Presidente apresentado alguns aspectos que o preocupam, nomeadamente: i) a situação financeira da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro derivado de atrasos no pagamento dos associados e devido ao valor da tarifa da água; ii) dificuldades, que a Câmara de Lamego vai ter, em executar obras do QREN, já aprovadas, uma vez que não tem capacidade financeira para a componente nacional, daí que a aposta da Câmara será nas obras de regeneração urbana; iii) manifestação da não concordância com a passagem de Lamego para a área de influência do Julgado de Paz de Santa Marta de Penaguião ao invés de pertencer a Tarouca como agora acontece.
3. No estabelecimento prisional de Lamego os deputados reuniram com o Director e chefias e constataram que o estabelecimento tem capacidade instalada, instalações e pessoas, para poder vir a receber mais população prisional do que aquela que tem tido nos últimos anos e que isso corresponde às expectativas de todos quantos lá prestam funções. Os deputados do PS tomaram boa nota disso mesmo e informaram que em recente contacto com o Director Geral dos Serviços Prisionais e depois de várias diligências que efectuaram foram informados de que o aumento da população prisional iria ser uma realidade a curto prazo, informação que já haviam transmitido também ao Presidente da Câmara Municipal.
4. Na Associação de Bombeiros Voluntários, onde reuniram com elementos da Direcção e Comando, puderam conhecer a realidade desta instituição e o plano de obras de remodelação do seu quartel, um investimento de mais de 280 mil euros, cujo projecto foi alvo de financiamento pelo QREN e cujo protocolo foi assinado recentemente no Ministério da Administração Interna.
5. O Complexo Desportivo de Lamego também mereceu atenção e a sua visita complementou a informação que o Presidente da Câmara dera sobre a candidatura que em parceria com o Instituto do Desporto pretende transformar aquela infra-estrutura desportiva num Centro de Alto Rendimento para o Voleibol.
6. Finalmente, os deputados foram recebidos pelo Director do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Carlos Vaz, nas obras do futuro Hospital de Lamego. Nessa reunião e durante a visita às obras o Director explicou a filosofia subjacente a um “hospital de proximidade”, a sua necessidade, mas principalmente a sua eficiência relativamente às novas práticas médicas hospitalares, e colheram a informação de que os prazos de execução da obra se mantêm dentro daquilo que está previsto e que até ao final de 2011 teremos este investimento do Governo, de mais de 42 Milhões de Euros, concluído.