Parlamento dos Jovens na Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira

Desloquei-me, hoje de manhã, dia 24 de Janeiro, à Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira a fim de participar nas sessões do básico e secundário do Parlamento dos Jovens subordinadas, respectivamente, aos temas "violência em meio escolar" e "que futuro para a educação?".
Presentes no auditório da escola mais de uma centena de alunos, vários professores das respectivas turmas, a coordenadora do Programa, Maria do Carmo Aires, o Director do Agrupamento, Alcides Sarmento, o representante da equipa de apoio às escolas, Manuel Adregas, e o vereador da educação da Câmara de Moimenta da Beira, Francisco Cardia.
Na mesa a coordenar os trabalhos estiveram os deputados da escola eleitos para representarem a escola a nível distrital.
Depois de algumas palavras iniciais do Director do Agrupamento, do representante da equipa de apoio às escolas e do vereador da Câmara, apresentei um conjunto de slides sobre o funcionamento e composição da Assembleia da República e logo após coloquei-me à disposição dos alunos para as questões, e foram muitas e pertinentes, que entendessem colocar. Para o debate foram trazidas pelos alunos, entre outras, as temáticas da participação cívica, da agricultura, do contributos de todos para a resolução da crise, do mundo globalizado, da disciplina de voto, do modo de escolha dos deputados, das reformas, do ordenado mínimo, do futuro da educação, da violência na escola e do emprego.
Parabéns aos alunos, aos professores e à Escola pois ficou bem patente que os jovens querem debater e dar o seu contributo cívico sobre os problemas do país.