Parlamento dos Jovens em Vila Nova de Paiva

Desloquei-me ontem à tarde, dia 17 de Janeiro, à Escola Secundária de Vila Nova de Paiva a fim de participar nas sessões do Parlamento dos Jovens do Básico e do Secundário cujos temas são respectivamente "violência em meio escolar" e "que fututo para a educação?".
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, José Morgado, do Presidente do Agrupamento de Escolas, Luís Taveira e dos professores responsáveis do Programa do Parlamento dos Jovens, respectivamente, Padre Paulo Esteves Cardoso e Alfredo Pereira, efectuei uma exposição em power point sobre a Assembleia da República, sua composição, orgãos, seu funcionamento e suas funções e depois foi efectuado um debate com os alunos.
Nas duas sessãoes que efectuei durante a tarde estiveram presentes mais de 100 alunos repartidos, em igual número, pela sessão do Básico e pela do Secundário.
Respondi às múltiplas questões colocadas pelos alunos e professores participantes, tendo, também, o Presidente da Câmara, contribuído com a sua análise para o debate de alguns dos temas colocados em cima da mesa.
Foram duas sessões muito vivas e muito participativas num sinal inequívoco de que os jovens querem dar o seu contributo cívico e político para os problemas do dia a dia do nosso país.