(Opinião) Boas Notícias

Sim, é uma boa notícia para a região de Viseu e uma boa notícia para o país. É que a unidade de Mangualde da Peugeot-Citroen teve um volume de vendas em 2010 superior aos 350 milhões de Euros.
Estamos a falar da segunda maior fábrica portuguesa de carros ligeiros, logo a seguir à Auto-europa, e que se situa no nosso distrito, em Mangualde. Quer uma quer a outra unidade fabril teve um ano bastante positivo e bom para a nossa economia.
Refira-se que a produção da unidade fabril de Mangualde teve um aumento em 2010 de 37%, passando de 34.541 veículos, em 2009, para os 47.369 no ano passado.
Sim, foi um aumento de 37% de aumento da produção e com a vantagem de estarmos perante produtos, essencialmente, ou quase exclusivamente, destinados à exportação.
E esta é, objectivamente, uma aposta ganha, é bom que se diga, pelo Governo do PS e pela Câmara Municipal de Mangualde e pelo seu presidente, João Azevedo, que não descansou enquanto não resolveu os vários problemas que herdou do seu antecessor relativamente a esta unidade fabril.
Foram resolvidos os problemas da ampliação da unidade, das novas acessibilidades para a área e foram aumentados, em várias centenas, o número de empregos e, consequentemente, de turnos para que a produção pudesse aumentar.
Acresce, ainda, referir que a fábrica de Mangualde está a produzir, na sequência dessas intervenções positivas da Câmara de Mangualde, do Governo e da AICEP, um novo modelo que substitui os actuais carros em fim de produção como são os caos do Berlingo e Partner e que assegura a permanência desta unidade fabril em Mangualde, depois de mais de cinco décadas de presença ininterrupta.
(Foto: "O mocho III)