(Opinião) 100 Anos, 100 Escolas

Não creio que pudesse haver melhor forma de assinalar o centenário da República do que a inauguração de 100 novas ou requalificadas escolas. É uma excelente homenagem que o país presta a um dos grandes ideais republicanos: a instrução pública.
Esteve, pois, bem o Governo ao associar uma das suas principais causas, a qualificação da escola pública, a este Centenário.
Em Viseu, José Junqueiro foi o rosto do Governo nesta iniciativa. Entre muitos outros convites, esta foi uma opção sua baseada numa forte emotividade. Foi ali que também se forjou enquanto homem e quis deixar isso bem vincado ao saudar, de forma especial, aqueles que foram seus professores à época.
É sempre bom perceber que o sentimento também faz parte do quotidiano dos políticos.
A uma excelente escola, feita de alunos, pais e profissionais, juntam-se agora magníficas instalações para ajudar esse quotidiano acontecer Educação.
Presentes muitas pessoas, institucionais e a título pessoal, genuinamente rendidas às obras que vestiram de dignidade um dos melhores exemplares da educação e da cultura da cidade de Viseu. Todas imbuídas da grandeza do acontecimento, todas despidas das minudências que empobrecem os comportamentos humanos.
Viva a República!