Deputados do PS visitaram o RIV

Prosseguindo um programa de visitas regulares, efectuadas ao Distrito de Viseu, os Deputados do Partido Socialista, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, visitaram o Regimento de Infantaria de Viseu (RIV), na passada terça-feira.
Fomos recebidos pelo Comandante da unidade, Coronel Cunha Porto e pela sua estrutura de comando.
Assistimos de seguida a uma apresentação exaustiva das actividades mais relevantes levadas a cabo pelo RIV. Foi assim possível conhecer não só o histórico, mas também o enquadramento desta unidade no âmbito das Forças Armadas do nosso País.
Importa salientar a importância desta unidade para a nossa região, não só pelo facto de grande parte dos efectivos residirem no Distrito, mas também pelo equipamento militar que está a receber, nomeadamente os veículos Pandur recentemente adquiridos dos quais já se encontram na unidade 36, de um total de 69 previstos. Trata-se de equipamento moderno e sofisticado que visa substituir equipamentos obsoletos. Esta opção implicou adaptações nas instalações existentes para dar resposta a esta realidade.
Verificámos também com agrado que o RIV está aberto à comunidade, nomeadamente às visitas dos alunos de diversas escolas e outras iniciativas levadas a cabo em parceria com instituições locais e nacionais, nomeadamente e também a semana aberta à comunidade, em curso.
Resta pois felicitar o RIV pelo excelente contributo que tem dado para a afirmação da nossa região.