Visita dos Deputados do PS ao Lar de S. João de Areias (S.C.Dão)

Os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, deslocaram-se no dia 27 de Setembro ao Lar de S. José, em S. João de Areias no concelho de Santa Comba Dão, acompanhados pelos vereadores do PS na Câmara Municipal de Santa Comba Dão.
Recebidos pelos membros da Direcção, os Deputados do PS inteiraram-se do funcionamento desta instituição que tem excelentes instalações, inauguradas em 2005, e puderam, igualmente perceber os anseios e projectos dos seus dirigentes para o futuro, nomeadamente Unidade de Vida Protegida, que irão carecer de um diálogo e de uma análise por parte da Segurança Social de Viseu com quem irão dialogar, tendo-se, os deputados comprometido a acompanhar em proximidade estas expectativas.
Ficámos igualmente a perceber que a relação entre o Governo e as IPSS’s não é de desconfiança, como disse Passos Coelho na sua recente passagem por Viseu, mas sim uma relação de confiança e de solidariedade.
Aliás nesta instituição em concreto, mas também em tantas outras, foi o anterior Governo do PS que, em 2005, veio desbloquear o pagamento de verbas que o Governo do PSD/CDS não pagava há anos e estava a colocar as instituições e os seus dirigentes, solidariamente, em ruptura financeira.
Os deputados do PS perceberam, também que todos os pagamentos, resultantes dos acordos de funcionamento, que aumentaram 10 Milhões de Euros no Distrito entre 2005 e 2009, passando de 37,5 Milhões para 47 Milhões de Euros, estão a ser pagos com regularidade o que também nos apraz registar.
Uma nota final para salientar o facto de a instituição estar a envolver a comunidade para ajudar, nestes tempos mais difíceis, em que temos que ser verdadeiramente solidários e mais criativos, estando a ter retorno, nomeadamente, a nível de produtos agrícolas.
Para aqueles que ainda possam ter dúvidas na defesa do Estado Social seria bom que efectuassem visitas a instituições de solidariedade social e percebessem como este vector é fundamental para uma vida digna de todos os elementos da sociedade e não só de alguns.
Nota: A reunião com o Presidente da Câmara de Santa Comba Dão foi por este desmarcada por motivos imponderáveis de agenda.