Livro: Cirurgia do Prazer

Foi, recentemente, editado pela Editora Esfera do Caos o Livro Cirurgia do Prazer (comprei-o na Feira do Livro de Lisboa) da autoria de Miguel Almeida, um viseense, ou mais concretamente um conterrâneo meu, nado e criado na aldeia de Rãs, concelho de Sátão e actualmente a residir na Costa da Caparica.
Já o comecei a ler e recomendo-o.
Sobre o livro a editora diz na Newsletter:
«DIZ-SE QUE “em Portugal escrevemos pouco sobre sexo e nem sempre sai grande coisa”.
E acrescenta-se: “Não é fácil encontrar na literatura portuguesa bons nacos de prosa ou passagens poéticas com conteúdo sexual, talvez porque as palavras do nosso português não ajudam”. Pois bem, este livro dá uma resposta estrondosa a estas lamentações.
É um exemplo luminoso de boa literatura com conteúdo sexual e erótico ― usando a nossa língua: aquela que nos ensinaram na escola primária! Se os brasileiros conseguem, há portugueses que também lá chegam…
SINOPSE
A literatura com conteúdo sexual e erótico faz sentir, mas também pode fazer pensar!
Se a sexualidade e a moralidade, a realidade e a ficção, a descrição e a reflexão, forem exploradas em cada personagem, em cada atmosfera e em cada situação, o resultado pode ser uma viagem sensual, e ao mesmo tempo inspiradora, ao centro da comédia humana. Que dá gosto ler. E que nos convoca para a tarefa do entendimento.
O DESAFIO QUE MIGUEL ALMEIDA ASSUMIU COM ESTA OBRA SURPREENDENTE:
Escrever sobre sexo, citando Nietzsche, interpelando António Quadros e discorrendo sobre o significado de um orgasmo mal comportado.
SOBRE O AUTOR
Miguel Almeida. Nasceu em 1970, numa pequena aldeia do distrito de Viseu. Este é o segundo livro que publica, depois de Um Planeta Ameaçado: A ciência perante o colapso da biosfera (Esfera do Caos, 2006). É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Vive na Costa da Caparica, com a mulher, Carla, e com o filho, Gabriel, na proximidade poética da família e do mar.»