Deputados do PS visitaram Penedono

Os deputados do PS, Acácio Pinto e Paulo Barradas, deslocaram-se no dia 17 de Maio ao concelho de Penedono, visita inserida nas deslocações aos concelhos do Distrito de Viseu que estão a efectuar.
Em Penedono efectuámos reuniões de trabalho com: i) vereadores do PS na Câmara Muncipal; ii) Presidente da Câmara; iii) Presidente da Direcção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Penedono.
Das reuniões efectuadas constatámos que existe um problema central que afecta as populações locais e que tem a ver com a Saúde e que decorre do facto de o concelho ter passado a estar integrado na ARS Norte ao contrário do que acontecia até há cerca de um ano atrás, em que estava integrado na Sub-região de saúde de Viseu e ARS-Centro.
Deste facto resulta que os doentes deste concelho passaram a ter que ir efectuar os seus tratamentos e exames de saúde aos Hospitais integrados na NUT II Norte, ou seja, Vila Real (Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro) e não ao de Viseu que para além de ser mais perto é aquele Hospital para onde sempre se deslocaram nestes casos e para onde existe uma rede de transportes públicos regulares, o que não acontece para Vila Real.
Este facto implica que os doentes que queiram ir a Viseu efectuar exames ou tratamentos médicos não têm asseguradas as comparticipações e consequentemente os Bombeiros não têm visto os transportes pagos.
Na sequência da inventariação deste problema os deputados do PS apresentaram-no à Administração Regional de Saúde do Centro, cujo Presidente se comprometeu a reunir, brevemente, com o seu homólogo da ARS Norte e com o Governador Civil de Viseu a fim de equacionarem uma solução para esta situação.
As acessibilidades foram igualmente tratadas, tendo-se o Presidente da Câmara congratulado com as obras em curso no IC 2 e com o facto de o IC 26 se encontrar em avaliação estratégica. Contudo, não quis deixar de nos apresentar a necessidade de uma intervenção na EN 229 na área do seu município.
Os Bombeiros manifestaram-nos a vontade de poderem vir a constituir uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente) em parceria com a ANPC e a Câmara Municipal, sendo que, segundo eles, a Câmara Municipal ainda não aderiu a esta parceria.