Pergunta ao Governo: EN 222 (Bateiras-SJPesqueira)

Os deputados do PS, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, apresentaram hoje na Mesa da AR a seguinte pergunta:
«Como já referimos em Pergunta anterior, a estrada nacional n.º 222 é um eixo viário estruturante para a região do Douro. Ligando entre si todos os concelhos da margem sul do rio, constitui-se como acesso prioritário à A24 para todos os que vivem e trabalham nesses concelhos. Mais, é hoje considerada como “estrada turística” amplamente utilizada por muitos visitantes que a escolhem como via de circulação de acesso ao “Douro Vinhateiro”, demandando a paisagem, o rio, as quintas, o património arquitectónico; demandando o “Douro Património da Humanidade”.
Tal estrada apresenta, hoje em dia, um estado de conservação muito precário. Para isso contribuem os sucessivos deslizamentos das arribas que com muita frequência a tornam como um eixo viário intransitável, e também a falta da necessária manutenção que repare o natural desgaste do seu piso. Está nesta circunstância e inspirando especial atenção o troço da estrada nacional 222 que liga o lugar de Bateiras à vila de S. João da Pesqueira. De facto, neste momento, o trajecto referido tem quase em continuidade o seu piso em tal estado de degradação, que coloca em sério perigo a circulação rodoviária.
O troço Bateiras – S. João da Pesqueira da estrada nacional 222 tem uma importância fundamental para o concelho de S. João da Pesqueira, uma vez que é o único eixo viário que liga aquele concelho a toda a parte ocidental da região do Douro (Pinhão, Alijó, Tabuaço, Armamar, Lamego, Peso da Régua, Vila Real) e é o único acesso à A24.
Esse mesmo troço de estrada faz parte de um dos eixos viários mais importantes para o turismo da região, cujo número de visitantes tem aumentado significativamente nos últimos anos.
Considerando, como aqui se comprova, a importância fundamental para a vida das pessoas que quotidianamente nas mais diversas actividades ali necessitam de circular e, portanto, a importância para a economia regional, os deputados signatários, vêm, através de Vª Excelência, Senhor Presidente, perguntar ao Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o seguinte:
1. Quando prevê que os trabalhos de recuperação do troço Bateiras – S. João da Pesqueira, da estrada nacional 222, se iniciem e qual o cronograma de execução, para que se possa, com celeridade, recuperar a circulação normal neste eixo viário de importância tão decisiva não só para o concelho de S. João da Pesqueira, mas para toda a região duriense?»
(Foto: Turismo do Douro)