Deputados PS questionam Governo sobre encerramento da EN 222

Os deputados do PS eleitos por Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, dirigiram a seguinte pergunta ao Governo:
«A estrada nacional n.º 222 é um eixo viário estruturante para a região do Douro. Ligando entre si todos os concelhos da margem sul do rio, constitui-se como acesso prioritário à A24 para todos os que vivem e trabalham nesses concelhos. Mais, hoje é considerada como “estrada turística” de primordial importância, amplamente utilizada por muitos visitantes que a escolhem como via de circulação de acesso ao “Douro Vinhateiro”, demandando a paisagem, o rio, as quintas, o património arquitectónico; demandando o “Douro Património da Humanidade”.
Há algumas semanas, o troço compreendido entre o lugar do Torrão e a barragem de Bagaúste (Freguesia de Valdigem – concelho de Lamego) sofreu grande derrocada de terras que obrigou ao encerramento da estrada. Por este facto, todos os que nela pretendem circular quer em trabalho ou lazer, têm de fazer um grande desvio pela margem norte para poderem retomá-la, através do tabuleiro da referida barragem.
Considerando a importância, aqui demonstrada, da estrada nacional 222 quer como eixo prioritário de acesso à A24 quer como eixo fundamental para o turismo da região que tem vindo a ver crescer o seu número de visitantes;
Considerando, ainda, que a época alta de turismo na região duriense já se iniciou, a qual se constitui como um período fundamental da economia regional, os deputados signatários, vêm, através de Vª Excelência, Senhor Presidente, perguntar ao Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações:
1. Quando prevê que os trabalhos de recuperação do referido troço da estrada 222 possam estar concluídos para que, deste modo, se possa recuperar a circulação normal neste eixo viário de importância tão decisiva para toda a região duriense?»
(Mapa: Google maps)